fbpx

O currículo profissional é um elemento de grande importância para que você conquiste a vaga na qual irá concorrer.

Todas as informações que serão colocadas no CV (Curriculum Vitae) devem ser legitimas e bem organizadas pois ele tem o papel de realizar um “Marketing Pessoal” a seu favor.

Através deste documento a empresa irá realizar uma breve análise no seu perfil profissional, sendo assim, é essencial saber como estruturar o seu currículo antes de distribuí-lo, devido a isso, nós da Cia de Estágios separamos algumas dicas para que você possa elaborar um currículo bem estruturado.

Um bom currículo deve possuir uma estrutura simples, mas eficaz. Eles podem ser classificados por cinco itens:

Introdução
Objetivo
Qualidades
Experiência
Formação

Montando seu Curriculum Vitae, saiba o que colocar e evitar:

Evite a omissão de dados

Não deixe de colocar todas as informações que possam ser relevantes ao seu perfil profissional, as vezes, por menor que tenha sido o trabalho que você realizou ou o mesmo não seja tão requisitado, não deixe de adiciona-lo ao currículo, pois podem ser de grande interesse pela empresa que esta recrutando.

Atualize seus dados

Um endereço de e-mail ou telefone, por exemplo, se desatualizados podem acabar com sua oportunidade! Busque conferir se estão totalmente corretos e atualize-os caso não tenha feito ainda. Você não está enviando um currículo para não ser encontrado e perder a chance de entrar no tão desejado emprego ou de conseguir um bom estágio para adquirir experiência profissional.

Informe sem exagerar

O currículo deve ser objetivo pois além de informar seu objetivo é poupar tempo realizando entrevistas com diversos candidatos, por isso é importante que você informe apenas coisas relevantes para sua vida profissional, caso tenha muitas qualificações resuma e não conte tudo detalhe por detalhe. Dados como RG e CPF não são necessários, evite que estes apareçam em seu currículo.

Experiências profissionais

Um dos mais populares erros ao apresentar um currículo é o modo como se as pessoas apresentam a grade de experiências profissionais é colocar em ordem crescente, do primeiro até o mais recente, lembre-se de fazer totalmente ao contrario, citando seus empregos recentes até sua primeira experiência profissional.

Layout

O currículo deve ser objetivo e de prática leitura, colocar muitas imagens, fotos, animações podem tirar o foco de quem está analisando o seu currículo, podendo confundir a pessoa, fazendo com que seu currículo seja descartado, mesmo que esteja rico em conteúdo. É claro que dependendo dos serviços da empresa ou do ramo que você está entregando o currículo, utilizar um layout diferenciado irá lhe ajudar, sendo assim, ser criativo caso esteja entregando o currículo para uma companhia de nicho diferenciado, como por exemplo uma agência de Design,é um ponto ao seu favor.

Erros de Português

Estes serão imperdoáveis, o currículo é algo que você tem tempo para preparar e devem estar em perfeito estado seja visual, relacionado ao conteúdo e principalmente a ortografia, releia e revise antes de dar seu CV como pronto. De acordo com pesquisas, este erro elimina 40% dos candidatos a vagas de estágio, também é de grande importância não utilizar gírias sociais ou muito utilizadas na internet.

Share This