fbpx

O teste vocacional é uma ferramenta que auxilia na escolha profissional. A palavra “vocação” está relacionada à uma tendência da pessoa para exercer uma determinada atividade de acordo com as aptidões e interesses específicos.

Um dos principais objetivos de fazer um teste vocacional é verificar os níveis de interesse, personalidade e capacidade da pessoa, bem como avaliar as habilidades para uma determinada área.

O Teste Vocacional pode te ajudar na escolha do seu curso de graduação e pós-graduação, pois é baseado na Teoria das Inteligências Múltiplas do psicólogo Howard Gardner.

Esta metodologia deste teste vocacional aponta nove tipos diferentes de inteligência, e é muito utilizada na escolha de carreiras e no autoconhecimento.

Tipos de teste

A opção mais comum é o teste vocacional rápido, do qual você pode ter uma noção de qual área seguir, bem como os cursos que pode fazer. Geralmente eles estão disponíveis na internet e você pode pesquisar mais sobre os cursos. Este é o modelo que a Catho Educação disponibiliza.

Há também a opção com um psicólogo, que é mais completo, como se fosse uma sessão de coaching. Este tipo de teste vocacional é o resultado de pesquisas e avaliações que são regulamentadas pelo conselho da profissão, o CFP. Vale lembrar que somente o um psicólogo pode aplicar esse teste.

Porque fazer um teste vocacional ?

O processo de decisão profissional é complexo e pressupõe que a pessoa tenha conhecimento de si próprio, da sua maturidade, e informação escolar e profissional que possa sustentar sua decisão. Sendo assim, nos deparamos com situações em que as consequências de futuras profissões podem ser favoráveis ou gerar desapontamentos.

O teste vocacional surge como uma opção e ferramenta para embasar essas escolhas e torná-las mais assertivas e menos propensas a sofrerem mudanças no percurso. Isso não quer dizer que todas as pessoas que fazem o teste vocacional ficam 100% seguras com as escolhas, afinal, muitas mudanças acontecem no caminho de todos nós que podem interferir esse processo profissional.

Para os jovens, o teste vocacional surge como um instrumento de segurança em meio a tantas decisões importantes que acontecem simultaneamente, como a escolha de uma carreira, desafios pessoais, posicionamento social e questões emocionais.

Que pode fazer ?

Estudantes e Profissionais que estão em momentos de conflitos e incertezas com relação à carreira, que querem enfrentar os obstáculos de forma mais consciente e aumentar a compreensão das perspectivas de uma visão de futuro.

Share This